como fazer o irs online

Como fazer o IRS online

Todos os anos a entrega do IRS é um verdadeiro pesadelo para a maioria dos portugueses. Desde que se pode fazer o IRS online a maioria passou a entregar assim.

Como fazer o IRS online

O IRS pode ser entregue online nas mais diferentes datas de pagamento. A questão de como fazer o IRS online tem sido colocada várias vezes por várias pessoas.

Como fazer o IRS online


De acordo com o Jornal Económico ver: 1. Como aceder

Ao optar por entregar a suas declaração pela internet, não só evita as filas de espera nas repartições de finanças, como também beneficia do facto de poder receber o reembolso do IRS mais cedo do que os restantes contribuintes. Mas para fazê-lo tem de pedir antecipadamente a sua senha de acesso, que pode ser requisitada no ‘site' das declarações electrónica (www.e-financas.gov.pt). Note-se que o prazo para a recepção da senha não será inferior a 5 dias úteis.
2. Como entregar
Tendo na sua posse a senha de acesso e todos os documentos necessários passa-se à fase seguinte. O próximo passo consiste em identificar-se no ‘site' das finanças, inserindo o número de contribuinte e a senha de acesso. De seguida selecciona-se a opção "Serviços online/Contribuintes/Entrega/IRS". Depois de preenchida a declaração e de ter corrigido os erros, guarda-se a informação. O contribuinte pode consultar a situação da sua declaração e pode corrigir o documento, num prazo de 30 dias após a submissão.

3. Como obter o comprovativo da declaração
Um ponto importante a ter em conta neste processo é ficar com o comprovativo legal da sua declaração. Este comprovativo pode ser obtido através da internet, fazendo a impressão no seu computador em casa. Para tal, basta dirigir-se ao ‘site' das finanças e seleccionar a opção "Serviços online/Contribuintes/Comprovativos/IRS".
4. O que pode consultar na Internet em relação ao IRS
Ao optar pela entrega da declaração ‘online', os contribuintes poderão ter igualmente a acesso a outras informações relacionadas com IRS. Por exemplo, na opção "Contribuintes/Consultar/IRS", as pessoas poderão consultar as suas declarações entregues nos últimos anos. Já ao clicar na opção "Contribuintes/ Consultar/Resumo de Cobrança" os contribuintes poderão aceder à informação de cobrança.

Ver páginas